sexta-feira, 14 de abril de 2017

Indicação: livro “Primavera silenciosa”


O livro Silent spring (Primavera silenciosa), escrito pela cientista, professora, escritora e ecologista estadunidense Rachel Louise Carson e publicado pela editora Houghton Mifflin, em 1962, é a primeira obra sobre meio ambiente com caráter de conscientização e alerta amplamente lida pelo público dos EUA, tendo se tornando leitura recomendada (eventualmente, obrigatória) em cursos de meio ambiente ao redor do Planeta. Trata-se de um marco editorial e mesmo político, que mudou a forma dos seres humanos perceberem questões ambientais.


Antes da publicação de Silent Spring como livro, trechos da obra foram publicados na revista New Yorker. Segundo Linda Lear, biográfa da autora, após a publicação do primeiro trecho, acolhido de forma impressionante pelo público, desencadeou-se um debate nacional sobre o uso de pesticidas químicos, a responsabilidade da ciência e os limites do progresso tecnológico. O debate chegou à presidência da República e o presidente John Fitzgerald Kennedy determinou que o Comitê de Consultoria Científica da Presidência estudasse o tema pesticidas.

Várias indústrias químicas tentaram difamar Rachel Spring e desqualificar Silent spring. Um dos críticos mais ferozes da autora e do livro foi Robert White-Stevens, bioquímico e diretor assistente da divisão de pesquisas agronômicas da American Cyanamid. Em um programa de TV de grande audiência, ele chegou a dizer que o livro trazia distorções grosseiras da verdade e não tinha qualquer suporte em evidências científicas ou práticas de campo. Rachel também foi atacada de outras formas por adversários: em suas credenciais acadêmicas, por ser mulher e por ser solteira, por exemplo.

Felizmente, em função do respaldo científico que a obra recebeu, especialmente do Comitê de Consultoria Científica da Presidência, a verdade se impôs. O livro se tornou um ponto de mutação na política ambiental dos EUA, que tanto baniram o DDT (diclorodifeniltricloroetano) e outras substâncias tóxicas de seu território (1972) quanto criaram uma agência para assegurar a proteção do meio ambiente, a U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos EUA, 2/12/1970). No Brasil, apenas em 2009 o DDT foi banido, por meio da Lei 11.936/09.

Por que Silent spring se tornou uma febre quando foi publicado nos EUA? Várias razões contribuíram para isso. A primeira é que Rachel Carson, cientista, mas também escritora talentosa, conseguiu explicar aos leitores, em tempos de guerra fria, como o uso de substâncias tóxicas poderiam causar uma destruição tão abrangente quanto as armas nucleares em pessoas, animais e à natureza, de forma mais ampla.

A segunda razão para o sucesso do livro Silent spring é o próprio talento de escritora e comunicadora de Carson: ela escreveu sua primeira história aos 10 anos (A Battle in the clouds – Uma batalha nas nuvens) e tinha facilidade de narrar questões complexas para leigos. A terceira razão é que Rachel Carson já era conhecida do público, via obras como The Sea Around Us (1951), The Edge of the Sea (1955) e Under the Sea Wind (1941, republicado após o sucesso dos anteriores). Fato é que o legado da autora de Silent Spring à humanidade não tem preço.