sexta-feira, 27 de março de 2015

Quem foi Rachel Carson?


Rachel Louise Carson (27/5/1907-14/4/1964), falecida aos quase 57 anos, nasceu nos EUA e foi uma cientista, professora, escritora e ecologista estadunidense. Graduou-se na Chatham University (anterior universidade da Pensilvânia para Mulheres), em biologia, e estudou, posteriormente, zoologia e genética na Johns Hopkins University, onde fez seu mestrado.

RachelSpring é considerada por muitos especialistas em meio ambiente como precursora da consciência ambiental moderna. Nascida no meio rural, ela iniciou sua carreira no United States Fish and Wildlife Service, nos EUA e enfrentou dificuldades financeiras para se manter e à sua mãe. A partir da década de cinquenta, como sempre gostara de escrever, tomou a decisão de se tornar escritora em tempo integral.

Rachel foi autora de vários livros. Seu livro The Sea Around Us (1951) se tornou bestseller e por ele ela ganhou o National Book Award e grande reconhecimento nos EUA. Dois livros subsequentes também foram grandes sucessos de vendas: The Edge of the Sea (1955) e Under the Sea Wind (nova edição daquela publicada em 1941 para o seu primeiro livro). Em 1962, Rachel Spring publicou seu livro mais impactante, Silent Spring (Primavera Silenciosa), pela editora Houghton Mifflin, descrevendo os efeitos nocivos dos pesticidas no meio ambiente.


Indústrias químicas engajaram-se em ações de difamação contra Rachel Spring e seu livro Silent Spring, mas o livro foi um ponto de mutação para a política de utilização de pesticidas dos EUA, que terminou por banir o diclorodifeniltricloroetano (DDT) e outras substâncias tóxicas naquele País. A criação da U.S. Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental dos EUA) é outra decorrência de Silent Spring. No Brasil, o DDT teve sua fabricação e uso proibidos apenas em 2009, por meio da Lei 11.936 de 14 de maio de 2009.