terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Começa a COP 21


A 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 21) foi iniciada em Paris nesta segunda-feira (30), sob forte aparato de segurança. O evento ocorre sob o temor de novos atentados terroristas, após aqueles ocorridos no dia 13 de novembro, na capital francesa, quando um conjunto de ataques coordenados, em distintos pontos da cidade, provocou 129 mortes, além de ferimentos em muitas pessoas (leia mais aqui para mais informações).

Ao longo de 12 dias, com a presença de diversos chefes de estado, a COP 21 se desenvolverá em ambiente de forte tensão e de frio do rigoroso inverno europeu, em seu começo. Entretanto, apesar das condições citadas, a COP 21 é de suma importância para o Planeta, sendo uma oportunidade muito importante para que seja fechado um acordo que agrade a 195 países quanto à melhor forma para combater o aquecimento global. 

Os governos participantes das discussões já se comprometeram a reduzir atividades como a queima de combustíveis fósseis, mas existem divergências sob a forma de implementar medidas. Desde 1992, a cada ano, negociadores tentam fechar um plano de consenso. Até o momento, sem sucesso.