segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Em foco: quais são os princípios da governança corporativa?


Antes de responder à pergunta do título, é importante indagar: o que é um princípio? Esta palavra tem vários significados, todos eles remetendo ao conceito genérico de início, origem. Quando se considera a expressão princípio ético, o conceito citado não se perde, sendo enriquecido pela noção de regra, preceito, associado ao comportamento esperado de uma pessoa ou organização.

Princípios éticos podem ser definidos para uma profissão ou organização, devendo ser observados pelas pessoas nelas atuantes. Uma mesma pessoa pode, por exemplo, estar sujeita aos princípios éticos de sua profissão e da organização onde exerce sua atividade profissional. Se houver colisão entre os preceitos éticos dessas duas fontes, a pessoa estará convivendo com um conflito ético.

Princípios de governança corporativa são, fundamentalmente, princípios éticos organizacionais, caracterizados pelo caráter universal, ou seja, aplicam-se a todas as organizações cujos sócios tomaram a decisão de estabelecer um sistema de governança corporativa justo e responsável. Importante: a universalidade é um atributo que caracteriza todos os princípios éticos.

O Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) enuncia quatro princípios clássicos de governança, ou seja, quatro princípios éticos para a orientação de comportamentos organizacionais, a serem observados por dirigentes e demais públicos da organização. São eles, de forma resumida em relação àquela apresentada no Código citado:

Transparência

Disponibilização de informações a stakeholders além do nível exigido por regras formais – leis e normas legais.

Equidade

Tratamento de forma justa e isonômica dos sócios e demais stakeholders da organização.

Prestação de contas

Prestação de contas da atuação de modo claro, conciso, compreensivo e tempestivo, assumindo integralmente responsabilidades e omissões e desempenhando papeis com diligência e responsabilidade.

Responsabilidade corporativa

Zelo com a viabilidade econômico-financeira da organização, reduzindo externalidades negativas e aumentando as positivas nas operações, levando em consideração, no modelo de negócios, capitais tangíveis e intangíveis, no curto, médio e longo prazos. Externalidades são efeitos colaterais de decisões organizacionais, as quais afetam pessoas que não participaram das mesmas.

Com respeito ao princípio da transparência, cabe uma observação importante: dirigentes e demais públicos organizacionais devem ser responsáveis, não divulgando informações cuja disseminação ao público possa prejudicar a empresa. No caso das companhias ou sociedades anônimas do Brasil, a Lei das Sociedades Anônimas prevê essa regra.

Os princípios do IBGC não são exaustivos, mas reproduzem, em grande medida, muito do que se espera em relação às empresas sérias e responsáveis. Princípios adicionais podem ser estabelecidos, conforme a organização, mas os quatro princípios acima apresentados constituem uma base muito importante para que a ética seja algo importante na organização.