sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

BMFBovespa compensa emissões de gases de efeito estufa


Desde 2013, a BMFBovespa faz compensação da emissão de gases de efeito estufa (GEEs), tendo compensado as emissões por ela geradas em 2011 e 2012. Neste ano de 2015, a prática foi repetida, por meio da compensação das emissões de 2014. Para isso, 4.903 créditos de carbono, ou seja, 4.903 toneladas de CO2 equivalente foram adquiridos no âmbito do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Acordo de Quioto.

Os créditos de carbono citados foram comprados do projeto Grid Conection of Isolated Systems (Conexão à Rede de Sistemas Isolados), que beneficia municípios dos estados de Tocantins e Mato Grosso, ajudando a reduzir a poluição ambiental e a dependência das importações de petróleo, bem com a gerar empregos e a promover a inclusão social.

A compensação de emissões pela Bolsa de Valores é coerente com sua política de sustentabilidade, aprovada em 2013 pelo conselho de administração e, segundo esta, concretiza seu compromisso com as iniciativas ligadas a mudanças climáticas.

Sobre o Acordo de Quioto, este resultou de diversos eventos ocorridos em anos anteriores, com foco em mudanças climáticas, tendo sido negociado nessa cidade japonesa em 1997. Em dezembro daquele ano, o então Protocolo do Quioto foi aberto para assinaturas. Entrou em vigor em 16 de fevereiro 2005, após sua ratificação por 55 países e, inclusive, da Rússia, ocorrida em novembro de 2004.

Leia mais abaixo:

Bolsa compensa emissões de gases de efeito estufa de 2014 (Bolsa de Valores)