terça-feira, 15 de dezembro de 2015

COP 21: 195 países se comprometem a frear o aquecimento global


Neste último sábado, 12 de dezembro de 2015, a plenária da COP 21 aprovou o primeiro acordo global de fato para enfrentar as mudanças climáticas, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa (GEE’s). Os 195 países signatários, Brasil incluído, concordam em atuar para limitar o aumento da temperatura média do Planeta abaixo de 2 graus centígrados, com foco na meta de 1,5 graus centígrados.

Antes da aprovação da plenária, a delegação dos EUA criou suspense, apresentando objeção a um ponto do texto, que afirmava que os países desenvolvidos “devem” assumir metas de corte de emissão de GEE´s. Os representantes dos EUA exigiram que o verbo fosse trocado por “deveriam”, em função de obrigação legal a ser aprovada no Congresso estadunidense. Ao final, chegou-se à conclusão de que a mudança exigida era de redação, não de conteúdo.

Resolvida a questão de último momento apresentada pelos representantes dos EUA, a plenária foi convocada para aprovar o texto por aclamação, por meio do presidente da COP 21, Laurent Fabius, ministro das relações exteriores da França. Ele declarou aprovado o acordo utilizando um martelo verde em forma de folha para bater na mesa.

Os principais destaques do texto aprovado na COP 21 são os seguintes:

- Meta de aquecimento: muito abaixo de 2 graus centígrados, com foco em 1,5 graus centígrados.

- Financiamento: US$ 100 bilhões por ano pelos países ricos.

- Percentual de corte de emissão de GEE´s: não estabelecido.

- Momento de as emissões pararem de subir: não estabelecido.

- Revisão do acordo: a cada cinco anos.

Os países deverão aprofundar ações para implementar o desenvolvimento sustentável e melhor lidar com os impactos do aquecimento, definindo metas ambiciosas de emissões de GEE’s.