sexta-feira, 28 de julho de 2017

Em foco: o que é o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)?


O Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC) ou Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas foi criado em 1988 pela World Meteorological Organization (WMO) ou Organização Meteorológica Mundial e pelo United Nations Environment Programme (UNEP) ou Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

O IPCC é integrado por cientistas de diversos países e constitui-se em um ambiente qualificado de discussão das mudanças climáticas no Planeta Terra. Sua existência demonstra a preocupação das entidades que o criaram e da comunidade científica com as mudanças do clima.

É papel do IPCC discutir, de forma transparente e com embasamento científico, informações técnicas e socioeconômicas relevantes à compreensão dos riscos das mudanças climáticas no Planeta, impactos potenciais e alternativas de mitigação de riscos. O IPCC não conduz, por sua própria conta, pesquisas científicas, ou faz monitoramento de dados e parâmetros relevantes, sendo seus relatórios produzidos com base na literatura científica disponível. 

Subordinados ao sistema de governança do IPCC, onde estão representados os países que integram o Painel, existem três grupos de trabalho e uma força tarefa, cujas atribuições são as seguintes:

Grupo de Trabalho 1

Ocupa-se dos aspectos científicos relativos ao sistema climático e às mudanças climáticas.

Grupo de Trabalho 2

Trata da vulnerabilidade de sistemas naturais e socioeconômicos às mudanças do clima, das conseqüências positivas e negativas dessas mudanças e das opções de adaptação às mesmas.

Grupo de Trabalho 3

Cuida das opções de limitação de emissões de gases de efeito estufa (GEE's), com vistas à mitigação das mudanças climáticas.

Força Tarefa

Entre outras atividades, desenvolve e aperfeiçoa métodos e software aceitos internacionalmente para calcular e descrever as emissões de gases de efeito estufa (GEE´s) de cada país, encorajando seu uso pelos países.

O IPCC promove reuniões plenárias anuais, valida e aprova relatórios, define mandatos, planeja as atividades dos grupos de trabalho e da força tarefa, estrutura as linhas gerais de novos relatórios, revê princípios e procedimentos e o orçamento e elege seus dirigentes. Desde sua criação até o presente, tem produzido diversos relatórios, publicados a partir de 1990. 

Em 2007, o IPCC ganhou o Prêmio Nobel da Paz, por seus trabalhos sobre as mudanças climáticas. O Prêmio foi compartilhado com o ex-vice-presidente dos EUA Al Gore, um dos maiores ativistas do Planeta contra os efeitos das mudanças climáticas. Se a premiação foi um reconhecimento ao trabalho do IPCC, ele não está isento de críticas, como a de alguma conivência com a influência política dos países nele representados em seus relatórios. As críticas, entretanto, não retiram a credibilidade do Painel, cujas contribuições são muito importantes para o Planeta.