sábado, 13 de outubro de 2018

Indicação: filme "13 dias que abalaram o mundo"


O filme Thirteen Days (no Brasil, 13 Dias que Abalaram o Mundo) se passa em 1962 e baseia-se em fatos reais, conhecidos como a crise dos mísseis de Cuba. Em outubro daquele ano, um avião das forças armadas dos EUA, ao realizar um de seus vôos de vigilância, obtem fotografias aéreas que mostram: a União Soviética está montando uma plataforma de lançamento de armas nucleares em Cuba. Dali, armas poderão ser arremessadas a cidades dos EUA com facilidade, alcançando seus alvos em poucos minutos.

John Fitzgerald Kennedy (Bruce Greenwood), seu irmão Robert (Steven Culp) e os demais integrantes da equipe do presidente, como Kenneth O'Donnel, assessor especial de John Kennedy (Kevin Costner) e Roberto Mc Namara, secretário de Defesa dos EUA (Dylan Baker) precisam criar um plano de ação para impedir a grande ameaça. 

O presidente e seus assessores temem seguir a orientação dos comandantes militares do Pentágono, que recomendam um forte contragolpe militar baseado no uso de armamentos. Ocorre que tal reação poderá desencadear uma retaliação da União Soviética contra aliados dos EUA na Europa, iniciando uma guerra nuclear generalizada.

Em mãos de um grupo de homens em Washington e de outro em Moscow, o Planeta corre perigo. O filme mostra a situação sob o ângulo dos dirigentes dos EUA, mas na União Soviética, conforme se percebe com o desenvolvimento dos fatos, a tensão também é elevada no governo Nikita Kruschev. Várias medidas são tomadas pelos EUA, para evitar a construção da plataforma de lançamento de armas, incluindo um bloqueio naval a Cuba. Felizmente, a diplomacia e o bom senso entram em cena para evitar o pior.

Thirteen Days, além de ótimo entretenimento, dá uma ideia da governança do Poder Executivo de um país cujos dirigentes estão sob forte tensão, em um dado momento da história da humanidade. E mostra como essa governança pode ser ou é complexa. Mesmo que os fatos não tenham se passado precisamente conforme descritos no filme, que se desenvolve no contexto da guerra fria.