sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Indicação: livro “Canibais com garfo e faca”


Cannibals with forks – the triple bottom line of 21st century (Canibais com garfo e faca – o triple bottom line do século XXI), escrito pelo sociólogo britânico John Elkington, foi publicado originalmente em 1997 e se tornou uma das principais referências da literatura sobre sustentabilidade. A inspiração para o seu título é o questionamento do poeta polonês Stanislaw Lec, autor de uma indagação: se um canibal usar garfo e faca, isto será progresso? Na linha desse questionamento, John Elkington questiona se empresas que destroem outras empresas têm comprometimento com o tripé prosperidade econômica, a qualidade ambiental e justiça social.

Publicado do Brasil pela M.Books do Brasil Editora Ltda (1997, 1999 e 2012), Cannibals with forks apresenta o famoso triple bottom line (TBL) da sustentabilidade, o qual compreende três dimensões: prosperidade econômica (Profit), qualidade ambiental (Planet) e justiça social (People).

Há uma profusão de representações visuais dessas três dimensões na literatura sobre sustentabilidade e sua fonte conceitual é o livro Cannibals with forks. A teoria dos três pilares de John Elkinton é uma estrutura que tornou mais fácil trazer, para a realidade das organizações, as recomendações do Relatório Brundtland (Our Common Future, 1987) à humanidade.

O livro divide seus 15 capítulos entre quatro grandes blocos (edição de 2012):

I – Capitalismo sustentável (1 a 4)

Apresenta distintas visões sobre o capitalismo, abrangendo políticos, gurus da administração, consultores e líderes de empresas. Descreve as grandes mudanças a caminho das empresas e apresenta o triple bottom line (TBL) e suas três dimensões anteriormente citadas.

II – As sete revoluções (5 a 11)

Descreve as setes revoluções que conduzem à necessidade de mudanças de práticas organizacionais, correspondentes a sete grandes questões por elas enfrentadas: mercados, valores, transparência, tecnologia do ciclo de vida, parcerias, tempo e governança corporativa.

III – Transição (12 e 13)

Apresenta 39 passos para que as organizações alcancem a sustentabilidade, os quais implicam ver de uma outra forma tópicos como pilar financeiro (entram em cena os três pilares do TBL), governança exclusiva (substituída por governança inclusiva), acionistas (há vários stakeholders) e assim por diante.

IV – Caixa de ferramentas (14 e 15)

Focaliza a auditoria da sustentabilidade, percorrendo as sete grandes questões comentadas na descrição das sete revoluções.

É possível que o capitalismo seja sustentável? Esta é a ideia do livro Cannibals with forks, mas, para isso, é preciso que as organizações mudem e busquem se tornar sustentáveis. O desafio, definitivamente, não é trivial.