sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Em foco: o que é aquecimento global?


O aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e mares e da camada de ar próxima superfície terrestre. Decorre de causas naturais, mas pode ser fortemente intensificado por atividades humanas, impactando negativamente e ameaçando a vida na Terra. Infelizmente, as várias atividades humanas, especialmente a partir da Revolução Industrial, têm intensificado o fenômeno conhecido como efeito estufa, provocando a elevação da temperatura do Planeta e originando iniciativas da Organização das Nações Unidas (ONU) e outras instituições, de ativistas ambientais e da sociedade em prol de mudanças.

O que é efeito estufa? A energia solar que chega ao Planeta é parcialmente absorvida pelos oceanos e mares e pela superfície da Terra; entretanto, parte dessa energia retorna ao espaço, mas é bloqueada por gases de efeito estufa (GEE’s) existentes na atmosfera terrestre. Trata-se de um fenômeno físico associado ao Planeta que, na realidade, não é maléfico: sem ele, não seria possível a vida humana na Terra, cuja temperatura média seria da ordem de -18 graus centígrados e inadequada à vida. Por existir o efeito estufa, a temperatura média global, próxima à superfície da Terra, situa-se próxima de 14 graus centígrados.

Para que o clima na Terra não sofra maiores impactos, é preciso que haja equilíbrio entre a energia solar recebida e aquela refletida para o espaço. Alguns fatores afetam esse equilíbrio, como a mudança na quantidade de energia que chega ao Planeta, na quantidade de energia refletida de volta ao espaço, na quantidade de gases de efeito estufa presentes na atmosfera terrestre ou alterações na órbita da Terra ou do Sol. Ocorre que várias atividades humanas criam emissões de GEE’s, tais como agricultura, pecuária, transporte, tratamento de resíduos sólidos e indústrias entre outras.

Entre os diversos gases de efeito estufa (GEE’s), destaca-se o dióxido de carbono (CO2), mais abundante, cuja quantidade na atmosfera terrestre aumentou em cerca de 35% desde a Revolução Industrial. O grande aumento decorre, principalmente, da queima de combustíveis fósseis e da extinção de florestas. Outro GEE relevante é gás metano (CH4), criado pela decomposição de matéria orgânica em aterros sanitários, lixões e reservatórios de hidrelétricas (dependendo, nesse caso, do uso da terra antes da construção do reservatório). O vapor d’água é um terceiro exemplo de gases de GEE, e há vários outros. O Tratado de Kyoto (2005) e o Acordo de Paris (2015) objetivam reduzir a emissão de GEE’s pelos países, de maneira que a elevação da temperatura da Terra não alcance patamares perigosos.

A Revolução Industrial criou, certamente, desenvolvimento e maior conforto material para milhões de seres humanos, mas um desdobramento negativo desse desenvolvimento é o aquecimento global. De acordo com o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas que produz informações científicas para os países, de 1880 a 2012, a temperatura média da Terra se elevou em 0,85 graus centígrados e a principal causa desse aquecimento é a atividade humana.

Quais são as principais consequências do aquecimento global, provocado pelo aumento de GEE’s? São várias: derretimento do gelo nos polos da Terra e em montanhas, aumento do nível dos oceanos e mares e de sua salinidade, extinção de espécies, danificação de recifes de corais, aumento de vapor na atmosfera (sendo este um GEE), aumento de inundações e secas, menor produção de alimentos, e mais doenças e mortes.

Quais países são os maiores emissores de GEE’s? Historicamente, têm sido os países desenvolvidos, mas os países em desenvolvimento têm crescido sua participação nas emissões desses gases. A China, presentemente, ocupa o primeiro lugar no rank das emissões em valores absolutos, mas os EUA lideram nas emissões por habitante. Boa parte da polêmica que sempre envolve as discussões sobre mudanças climáticas diz respeito à pergunta: os países devem colaborar de forma igual para reduzir o aquecimento global, se alguns usufruíram por mais tempo dos benefícios da tecnologia que produziu tal aquecimento?

O que se pode fazer para combater o aquecimento global? Essencialmente, combater as causas que o produziram, por meio de tecnologias ditas “limpas”, reduzir o desmatamento, reflorestar, conservar a natureza, reaproveitar e reciclar materiais e, muito especialmente, investir na educação das gerações presentes e futuras, já que a elas cabe e caberá lidar com as consequências de decisões tomadas no presente, para o bem ou para o mal.