sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Quem foi Nicolau Maquiavel?


Nicolau Maquiavel ou Niccolo di Bernardo dei Machiavell (3/5/1469-21/6/1527) nasceu em Florença, Itália. Foi filósofo, diplomata e escritor, sendo reconhecido como pai da ciência política, especialmente em função do livro O Príncipe, escrito em 1513, mas somente publicado em 1532, ou seja, cerca de 19 anos após o falecimento de seu autor. Esta obra é a origem da chamada ética de resultados, que contrapõe à ética de princípios no estudo da ética. 


Maquiavel viveu na República Florentina durante o governo de Lourenço Médici e ingressou na política aos 29 anos, atuando na Signoria, governo de Florença, como Secretário da Segunda Chancelaria. Não se sabe ao certo como ele, cuja família não tinha recursos ou influência política, chegou a essa função; uma das hipóteses é que teria sido ajudado por um professor dos seus tempos de universidade. 

Como Secretário da Segunda Chancelaria, Maquiavel teve a oportunidade de observar a atuação de vários líderes da época, os quais o teriam inspirado a escrever sobre governantes e como eles deveriam governar. Não se sabe ao certo a real motivação do autor para criar O Príncipe, especificamente. Há quem afirme que a obra visava agradar a família Médici; há  também quem diga que o objetivo seria estimular Lourenço II de Médici a unificar a Itália, um conjunto de principados. Entre seus escritos, O Príncipe é a obra que o projetou postumamente Nicolau Maquiavel até os dias atuais.