sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Quem é Robert Monks?


RobertAugustus Gardner Monks nasceu em 1933, nos EUA, e é um famoso ativista em prol dos direitos dos sócios não controladores em companhias com ações em bolsa de valores. Como ativista individual, ele é reconhecido por muitas especialistas em governança corporativa como o mais importante e ativo na defesa das boas práticas de governança.

Advogado pela Harvard University, Robert Monks atuou na Advocacia e ocupou cargos de presidente executivo e conselheiro de administração em companhias dos EUA. Também atuou para o governo federal desse País, por meio do Office of Pension and Welfare Benefit Programs, entidade com jurisdição sobre o sistema de pensões dos cidadãos estadunidenses. Foi cofundador do Institutional Shareholder Services e de outras entidades associadas à defesa da governança corporativa.

Monks está fortemente ligado ao desenvolvimento de um movimento pela governança corporativa, a partir dos EUA. Tem escrito artigos em várias publicações ao redor do mundo e tem algumas obras publicadas, com destaque para os livros The New Global Investors: How Shareholders can Unlock Sustainable Prosperity Worldwide (2001) e Corporate Governance (2011) – o segundo, em coautoria com Nell Minow.


Ao longo de sua trajetória profissional, Robert Monks (Bob Monks) tem buscado motivar presidentes executivos e conselheiros de administração a melhorarem as práticas de governança de suas respectivas empresas, bem como incentivar investidores a cobrarem das organizações onde investem maior comprometimento com as boas práticas de governança.