sexta-feira, 27 de maio de 2016

Em foco: o que significam valor de mercado e valor econômico?


O valor de mercado de um ativo genérico corresponde ao seu preço de negociação nesse mercado. Para uma companhia de capital aberto com ações negociadas em Bolsa de Valores, seu valor de mercado corresponde, simplesmente, ao produto do número de ações da companhia pelo preço de cada ação. Exemplificando, para uma companhia fictícia:

Dados:

Data: 01/06/20XX       
Horário: 14:00 h
Número de ações: 100 milhões
Preço por ação: $ 5,52

Valor de mercado = 10.000.000 x 5,52 = $ 552 mi

O valor de mercado é fácil de ser calculado, exceto no caso de ações com pequena liquidez, ou seja, pouco negociadas, para as quais a dificuldade de estimativa é maior, já que o preço de mercado não se mostra um bom indicativo de valor.

O valor econômico de um ativo genérico, por sua vez, corresponde à quantia máxima que um comprador está disposto a pagar pelo mesmo, em um dado ambiente de mercado. Deve ser. necessariamente, superior ao valor de mercado; caso contrário, o comprador, considerado um agente econômico que toma decisões pautadas por boa dose de racionalidade, não terá interesse em comprar o referido ativo.

Para a companhia supracitada, seu valor econômico corresponde ao montante máximo que é razoável ou racional pagar pelo conjunto de suas ações, cujo valor depende das perspectivas de geração de retorno para o comprador, bem como do risco associado ao retorno. Existem distintas técnicas para estimar o valor econômico de uma empresa, sendo o Fluxo de Caixa Descontado  - FCD (Discounted Cash Flow - DCF) aquela com maior nível de elaboração. Exemplificando para a mesma companhia anterior:

Dados:

Fluxos de caixa livres nos próximos 10 anos, em $ mi:



Taxa de desconto: 7,0% ao ano.
Dívida da companhia: $ 200 mi.
Valores em moeda de junho do ano em curso.

Valor econômico antes da dívida = 100/(1+10%)1 + 100/(1+10%)2 + ... + 
                                                         100/(1+10%)10 = $ 702 mi

Valor econômico = 702 - 200 = $ 502 mi

No exemplo, o valor econômico por ação é $ 5,02, inferior ao preço de mercado; assim sendo, a aquisição de ações da empresa não se mostra vantajosa para o comprador.

No caso de uma empresa, a taxa de desconto corresponde ao seu custo médio ponderado de capital (weighted average cost of capital - WACC), estimado por metodologia substancialmente conhecida por especialistas em finanças corporativas e dos mercados financeiros e de capitais.

O cálculo do valor econômico, ilustrado de forma simplificada no exemplo anterior, na prática, não é trivial, já é que preciso estimar os componentes das entradas (receitas e outros ingressos de caixa) e saídas de caixa (despesas, tributos, investimentos e outros dispêndios de caixa), além da taxa de desconto.

O valor de mercado de uma ação é influenciado pelo valor econômico, mas, não apenas por ele. O post O que afeta o valor de mercado e o valor econômico? contempla mais detalhes sobre os impactos que podem ocorrer nesses valores.