sexta-feira, 29 de julho de 2016

Em foco: o que afeta o valor de mercado e o valor econômico?


No artigo O que significam valor de mercado e valor econômico?, foram introduzidos os dois conceitos de valor citados, os quais, diga-se de passagem, não são os únicos aplicáveis às empresas, estando, porém, entre os mais importantes.  

Busca-se aqui identificar os principais fatores que podem afetar os valores em questão, iniciando pelo valor econômico, que é afetado por três componentes principais: entradas de caixa, saídas de caixa e taxa de desconto, a qual reflete o risco percebido por investidores em ações, conforme ilustrado no exemplo abaixo, para uma companhia hipotética com ações negociadas em bolsa de valores:

Fluxos de caixa livres nos próximos 10 anos ($ mi - caso base)

Taxa de desconto: 7,0% ao ano
Dívida: $ 200 mi
Ações: 100 milhões
Valores em moeda de junho do ano em curso

Valor econômico antes da dívida = 100/(1+10%)1 + 100/(1+10%)2 + ... +
                                                         100/(1+10%)10 = $ 702 mi

Valor econômico = 703 - 200 = $ 502 mi, estimado pelo Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

Suponha-se, para a companhia do exemplo, que existam cenários considerados pelos administradores, além do caso base ou cenário 0:

1)  Cenário 1: investimento de $ 50 mi no ano 1 para ampliar o mercado, com fluxos adicionais de $ 10 mi a partir do ano 2.  

2) Cenário 2: investimento de $ 12,5 mi no ano 1 para melhorar a produtividade, com fluxos adicionais de $ 2,5 mi a partir do ano 2.

3) Cenário 3: redução do custo de captação (novos financiamentos), com redução de 0,5% ao ano na taxa de desconto, correspondente ao custo médio ponderado de capital - weighted average cost of capital ou WACC. Por que isso ocorreria? Por exemplo, em função de uma melhor governança corporativa.

Os fluxos de caixa livres nos próximos 10 anos, em $ mi, para os quatro cenários, serão:


Os resultados serão:


Conforme se verifica, as iniciativas aumentam o valor econômico da companhia, se forem implementadas nas bases previstas. 


E com respeito ao valor de mercado da companhia? Ele também tenderá a ser aumentado, se as iniciativas forem implementadas conforme planejado e se os investidores perceberem os esforços  feitos pela organização de forma positiva. Ao mesmo tempo, o valor de mercado é impactado por outros fatores inerentes ao próprio mercado, como por exemplo, variações na oferta e demanda por ações entre outros. 

O exemplo em questão permite elucidar por que quando o governo de um país anuncia medidas econômicas que beneficiam ou penalizam empresas e seus fluxos de caixa ou taxa de desconto, o valor econômico e o valor de mercado se elevam ou se reduzem. O mesmo pode ser dito para eventos internacionais que produzam impacto sobre a economia e as empresas.