sexta-feira, 24 de junho de 2016

Qual é a importância do mercado de capitais na economia?


No artigo Qual é o papel do mercado financeiro no capitalismo?, foi introduzido o conceito do mercado de capitais, um relevante segmento do mercado financeiro, cuja finalidade é o financiamento do capital fixo - máquinas, equipamentos e outros e outros -, do capital de giro e da habitação. Trata-se de um ambiente importante especialmente para empresas, no âmbito do qual se torna factível obter recursos financeiros para diversos fins, por intermédio da emissões de títulos de propriedade, as ações, e de títulos de dívida, como debêntures, notas promissórias e vários outros.

Diversas podem ser as razões que levam organizações empresariais a se integrarem a esse mercado, entre as quais:
  
a)  expansão de atividades em novos centros consumidores do País e do exterior;

b) realização de investimentos nos centros consumidores conquistados, visando retorno econômico;


c) reestruturações financeiras para reduzir passivos e/ou melhorar perfis de endividamento; e,


d) reestruturações societárias em que sócios decidem se desfazer de parte ou do total de suas ações.


O mercado de capitais não é um ambiente de empréstimos bancários, não requerendo a intermediação financeira nos moldes tradicionais dos bancos; ao mesmo tempo, nesse mercado, as instituições bancárias prestam assessoria e montam operações de distribuições de títulos a investidores - pessoas jurídicas e pessoas físicas -, além de oferecerem outros serviços qualificados.

Regido pela Lei n. 4.728 (14/7/1965) e suas revisões, o mercado de capitais compreende as bolsas de valores e as sociedades corretoras, as instituições financeiras autorizadas a nele operar, as organizações que pretendem a subscrição de títulos para revenda ou distribuição no mercado, estando autorizadas a funcionar segundo as regras legais e, por fim, as organizações que têm por objetivo a intermediação na distribuição de títulos ou valores mobiliários, nos termos da legislação.

Conforme dito no artigo inicialmente citado, um segmento importante do mercado de capitais é o mercado de valores mobiliários, o qual, no caso do Brasil e segundo a Lei n. 6.385 (7/12/76) e suas atualizações, abrange a emissão de títulos como ações, debêntures, notas promissórias e outros. O mercado de ações, por seu turno, é parte integrante do mercado de capitais.

Organizações empresariais podem existir em várias modalidades e as sociedades anônimas ou sociedades por ações serão aquelas com maior potencial de aproveitamento das oportunidades que o mercado de capitais oferece. Elas devem obedecer aos ditames da Lei n. 6.404 (15/12/76) e suas atualizações, instrumento também conhecido como Lei das Sociedades por Ações ou Lei das SAs. Sociedades por ações podem ser de capital aberto ou fechado, sendo que as primeiras não têm restrições à negociação de valores mobiliários, além de terem mais obrigações determinadas pela Lei. As sociedades cujas ações são negociadas em bolsa de valores necessariamente são de capital aberto.

O mercado de capitais cria alternativas de financiamento muito interessantes para empreendedores que buscam o crescimento dos negócios e, portanto, pode se tornar um dos instrumentos mais relevantes de desenvolvimento de uma organização e, no contexto mais amplo, de um país e sua economia, favorecendo, portanto, o crescimento econômico. No caso específico do mercado de ações, este ainda possibilita maior democratização da propriedade de empresas, que podem ter muitos sócios. Adicionalmente, no mercado de capitais, pessoas físicas podem encontrar oportunidades de aumentar seu patrimônio, consoante seu perfil de investidoras, com maior ou menor apetite por riscos.

Mônica Mansur Brandão