quinta-feira, 23 de julho de 2020

Acionistas da Vale terão assessoria de comitê para nomear novos conselheiros


Comitê de notáveis indicará novos conselheiros

A criação do Comitê de Nomeação foi aprovada na quarta 22 pelo Conselho de Administração da Vale. Seu papel será assessorar os acionistas na eleição dos próximos conselheiros, em abril de 2021.

Os grandes acionistas da mineradora, dentre os quais a Previ e a Petros, encerrarão seus acordos com a Vale em novembro deste ano. O capital da Empresa ficará pulverizado entre diversos acionistas. A boa escolha da Alta Administração nas empresas com capital pulverizado é crucial para esses acionistas, dependentes da qualidade do sistema de governança. 

O novo Comitê, integrado por pessoas conhecidas do mercado de capitais, aumentaria a independência e a credibilidade na escolha dos conselheiros independentes, melhorando a governança corporativa. Esta é a visão expressa pelo diretor-executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale, Luciano Siani.

Os integrantes do Comitê serão o ex-presidente da Petrobras e ex-ministro Pedro Parente, atual presidente do conselho de administração da BRF, Alexandre Gonçalves Silva e José Maurício Coelho, presidentes, respectivamente, do colegiado da Vale e do fundo de pensão Previ, um dos principais acionistas da Companhia.