sábado, 14 de dezembro de 2019

Indicação: Série "Olhos que condenam"


Considerada pelos críticos como uma das produções mais perturbadoras já realizadas pela Netflix, a minissérie Olhos Que Condenam (When They See Us) trata do famoso caso estadunidense dos “Cinco do Central Park”, de 1989.

A história gira em torno de cinco adolescentes negros – Korey Wise, Kevin Richardson, Raymond Santana, Antron McCray e Yusef Salaam –, que tinham entre 13 e 16 anos e foram coagidos pela polícia de Nova York a confessar o crime de estupro da jovem Patricia Meili, no Central Park, no fim dos anos 80.

Após o crime, o caso ganhou repercussão nos EUA, quando a promotora Linda Feirstein ainda dirigia a Divisão de Crimes Sexuais e concedia entrevistas a Donald Trump, que também ajudou impulsionar, através da mídia, a condenação dos adolescentes.

Sobre a série: esta abrange quatro episódios, divididos em dois tempos e tem atores impecáveis em seus papéis. Ava DuVernay, idealizadora da produção, buscou criar cenas impactantes e provocar reações fortes ao telespectador. A história pode ser considerada obrigatória para profissionais que lidam com a Justiça.

Recentemente, o jovem ator Jharrel Jerome, que interpretou o papel de Korey Wise, um dos cinco adolescentes envolvidos, foi premiado com o Emmy de melhor ator de minissérie e fez um discurso emocionante dedicando o prêmio, principalmente, aos “cinco absolvidos”, como eles são hoje chamados. Jharrel foi aplaudido de pé pela plateia da cerimônia.

A minissérie completa está disponível na Netflix, que também, produziu um programa especial com Oprah Winfrey, no qual ela entrevista o elenco, a diretora e os cinco absolvidos. As entrevistas são uma espécie de lavagem de alma do telespectador e, assim como o filme, merecem ser vistas.

(Reprodução do site jurídico andremansur.com.br)