domingo, 1 de dezembro de 2019

Em foco: o que são processos e projetos?


O que são processos? São fluxos de trabalho rotineiros, os quais, a partir de inputs ou elementos de entrada, tais como o trabalho humano, conhecimento e experiência das pessoas, máquinas, equipamentos, matérias primas e outros elementos, geram outputs ou saídas desejadas, como produtos, serviços, informação e satisfação das expectativas de stakeholders (públicos relevantes) entre outros.

De modo geral, processos apresentam as seguintes características principais:

1) são fluxos de trabalho essenciais às operações organizacionais;

2) são fluxos repetitivos no dia a dia, de uma forma contínua;

3) são pautados pela padronização; preferencialmente, bem planejada e documentada; e,

4) com os devidos ajustes, podem ser replicados a várias organizações distintas.

Segundo o professor Jay R. Galbraith, no livro Designing Organizations – an executive guide to strategy, structure and process (1995, 2002), se a estrutura organizacional corresponde à sua anatomia, os processos correspondem à fisiologia da organização. Os processos são uma parte essencial da arquitetura organizacional.

E quanto aos projetos? De modo geral, eles se tratam de iniciativas com começo, meio e fim. Podem modificar um ou mais processos existentes. Podem também criar um ou mais novos processos. E podem modificar ou criar produtos e serviços, via processos existentes ou novos.

Quanto aos projetos, em geral, estes apresentam as seguintes características:

1) têm um cronograma com datas de início e término de atividades;

2) têm um orçamento específico aprovado pela administração, envolvendo investimentos, despesas ou ambos, com margem de segurança adequada, visando enfrentar imprevistos;

3) envolvem, frequentemente, a necessidade de contratação de produtos e serviços externos, originando contratos específicos a serem bem administrados; e, 

4) requerem, em grande medida, a dedicação de pessoas da própria organização.

O Project Management Institute (PMI), uma organização internacional focalizada na gestão de projetos, tem capítulos em vários países, incluindo o Brasil, e tem desenvolvido um amplo trabalho de disseminação de boas práticas de gestão de projetos e de certificação de especialistas nesse campo de conhecimento e trabalho.

O que processos e projetos têm em comum? Identificam-se aqui, principalmente:

1) o propósito mais amplo de agregar valor à organização e ao seus stakeholders (públicos relevantes);

2) a necessidade de planejamento, visando implementação inteligente e com boa visão de riscos e oportunidades;

3) a necessidade de acompanhamento, a fim de que se identifiquem problemas (resultados inesperados) e caminhos alternativos de correção; e,

4) a necessidade de uso de indicadores, visando medir eficiência (fazer bem feito) e eficácia (fazer o que precisa ser feito).

As metodologias de construção e acompanhamento de projetos têm similaridades e especificidades, mas o ideal é que a administração disponha de painéis de acompanhamento baseados em indicadores técnicos e econômico-financeiros, os quais possam expressar o esforço de tornar os processos e projetos bem-sucedidos, bem como o efeito de imprevistos.

Na figura a seguir, apresentam-se exemplos ilustrativos de painéis de processos e projetos organizacionais:

                                        Nota: Níveis de priorização de projetos discricionários e definidos pela Administração.

Por fim, a distinção clara entre processos e projetos pode parecer óbvia, mas frequentemente, no dia a dia das organizações, líderes e liderados podem se envolver intensamente – e concomitantemente – com as rotinas do dia a dia e com iniciativas importantes. Isto não é recomendável, constituindo-se em uma prática que pode conduzir, com grande probabilidade de ocorrência, ao mau desempenho. O ideal é que as pessoas estejam alocadas, ou em um processo, ou em um projeto (eventualmente, em mais de um, quando isso for interessante para a organização), de maneira que estas possam dedicar suas melhores energias a cada uma dessas frentes.