sexta-feira, 8 de junho de 2018

Indicação: livro “Governança corporativa e remuneração dos gestores”


Uma das políticas mais importantes da governança de uma organização empresarial diz respeito à remuneração de seus dirigentes e demais gestores. A remuneração é parte de um sistema de recompensas mais amplo, com aspectos objetivos e subjetivos e é fundamental para promover o alinhamento entre os interesses dos sócios e dos públicos citados.



O livro Governança Corporativa e Remuneração de Gestores (2012), do professor Marco Larrate, se propõe a tratar da remuneração citada; porém, contextualizada dentro do tema governança corporativa. Para isso, a obra foi estruturada em duas partes: na primeira, apresenta uma varredura sobre questões importantes da governança ou a ela associadas; na segunda, contempla a renumeração de gestores propriamente dita. A estruturação dos oito capítulos do livro é a seguinte:

Parte I – Governança Corporativa

1 – Introdução à governança corporativa
2 – Estrutura conceitual: a teoria de agência
3 – Aspectos básicos da governança corporativa
4 – Os códigos de governança
5 – Mecanismos de governança

Parte II – Governança Corporativa

6 – As políticas de remuneração e incentivo
7 – A remuneração variável
8 – Evidências empíricas

Especial destaque é conferido pelo autor à remuneração variável, objeto do capítulo 7, que apresenta uma estrutura genérica para a remuneração variável de gestores, identificando incentivos de curto e longo prazos, bem como apontando os prós e contras desse modelo de remuneração. Ao final de cada capítulo, apresentam-se questões importantes para a fixação de conceitos.