sexta-feira, 13 de abril de 2018

Indicação: livro “The real cost of capital”


The real cost of capital – a business guide to better financial decisions (O real custo de capital – um guia de negócios para melhores decisões financeiras), publicado pela Prentice Hall em 2003 e cujos autores são Tim Olger, John Rugman e Lucinda Spicer, é uma recomendação de leitura importante para profissionais de finanças que precisam estimar o custo de capital de empresas.



Desenvolvido em 10 capítulos, o livro revisita conceitos básicos de risco e retorno e, na sequência, discorre em profundidade sobre o Capital Assets Pricing Model (CAPM), o modelo mais usado nos mercados financeiros e de capitais ao redor do Planeta para estimar o custo de capital próprio de empresas. Em seguida, o livro trata do cálculo do custo de capital de terceiros e do custo médio ponderado de capital. Mas a obra vai além da estimativa do custo de capital próprio, de terceiros e médio, discorrendo também sobre avaliação de empresas, incluindo as organizações pontocom.

Consultores da PriceWaterhouseCoopers no Reino Unido, Olger, Rugman e Spicer conferiram à sua obra um caráter teórico e, principalmente, prático, abordando o uso do CAPM não apenas para investimentos dentro de um dado país, mas também em outros países. Nesse sentido, o livro se presta tanto aos investidores locais quanto àqueles que buscam oportunidades de investimentos em diversos mercados de capitais, ou seja, investidores globais. Adicionalmente, os autores discutem os prós e contras do uso do modelo CAPM que, em que pesem as críticas, ainda não tem um substituto melhor para os objetivos aos quais se destina. Afinal, o modelo tem premissas de construção substancialmente intuitivas, ainda que a estimativa de seus parâmetros produza visões diferentes.

Cabe destacar que se a metodologia de cálculo do custo de capital é substancialmente conhecida pelas corporações e pelos mercados financeiros e de capitais, esse cálculo não é trivial, já que cada parâmetro pode ser considerado de maneira completamente diferente por dois investidores distintos. Adicionalmente, no caso de empresas holdings que abrigam vários negócios com diferentes níveis de riscos, se a empresa tiver ações negociadas em bolsa de valores, é factível estimar seu custo de capital global, mas existe o desafio de estimar o custo de capital por negócio. Como fazer?

Por meio da leitura de The real cost of capital, profissionais de finanças poderão refletir sobre os critérios de cálculo apresentados pelos autores, avaliarem as alternativas e fazerem suas escolhas. Ou melhor dizendo, elaboraram suas propostas, que precisam ser bem fundamentadas, para a Alta Administração de suas respectivas organizações. A decisão sobre o custo de capital, referência que embasa a avaliação da empresa e várias outras aplicações em finanças, cabe aos acionistas das empresas, por meio de seus representantes nos conselhos de administração. Aliás, The real cost of capital é, também, uma boa referência para esses públicos, especialmente aqueles especializados em finanças.