sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Indicação: livros “Mundo sustentável” e “Mundo sustentável 2”


Os livros Mundo Sustentável – abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação e Mundo Sustentável 2 – novos rumos para um planeta em crise (Editora Globo, 2005 e 2012, respectivamente), do jornalista André Trigueiro, têm características importantes: resultam do trabalho de seu autor como profissional de mídia e têm um formato que favorece, para leitores não especializados em sustentabilidade, a compreensão de questões muito atuais neles tratadas.


O primeiro livro, Mundo Sustentável, apresenta um conjunto de artigos, entrevistas e comentários veiculados em várias mídias – rádio, televisão, jornais e internet –, para diferentes públicos. Quanto a Mundo Sustentável 2, este resulta de um esforço de atualização da obra inicial, mantendo parte de seu conteúdo e agregando novas informações para os leitores. Mesmo com a atualização, a leitura dos dois livros é recomendável aos interessados no tema sustentabilidade.

Mundo Sustentável e Mundo Sustentável 2 estão ambos estruturados nas seguintes questões:

- Consumo consciente.
- “Raspas e restos me interessam” (a questão do lixo).
- Onde e como vivemos.
- Água doce e limpa.
-  Biodiverso por natureza.
- Novas energias.
- Questões globais: crise ou oportunidade.
- Quando o mundo sustentável é notícia.

Jornalista especializado em meio ambiente, André Trigueiro, autor de Mundo Sustentável e Mundo Sustentável 2, também publicou outras obras, com destaque para Cidades e Soluções - Como construir uma sociedade sustentável (Editora Leya, 2016). Ele tem recebido diversos prêmios pelo seu trabalho desenvolvido ao longo de anos, em veículos como GloboNews, Rede Globo, rádio CBN, onde foi o primeiro comentarista em sustentabilidade, e jornal Folha de São Paulo. Além de jornalista, escritor e professor universitário, André Trigueiro atua no programa Cidades e Soluções, exibido na Globonews desde 2006.