sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Quem foi Adrian Cadbury?


Sir Adrian Cadbury (15/4/1929-3/9/2015),  falecido aos 86 anos, foi uma das personalidades mais influentes  no desenvolvimento da governança corporativa. Foi empresário de sucesso, tendo se tornado chairman da Cadbury em 1965 e se aposentado na Cadbury Schweppes em 1989. Exerceu, ainda, outros cargos na Alta Administração do Bank of London e da IBM.

Após sua aposentadoria, ocorrida aos 60 anos, Adrian Cadbury foi convidado pela London Stock Exchange a presidir o comitê que se tornou responsável pela elaboração do Cadbury Report (Relatório Cadbury), considerado por muitos especialistas como o primeiro código de governança corporativa do Planeta. As recomendações desse documento impactaram, em distintos níveis, outros códigos de governança na União Eureia, Estados Unidos e outras regiões.


O Cadbury Report estabeleceu um conjunto de recomendações para conselhos de administração e sistemas de controle, visando mitigar riscos de governança corporativa. Um draft inicial do trabalho foi publicado em maio de 1992, cuja revisão culminou na versão final, publicada em dezembro do mesmo ano.