- Eu sempre incentivo as
pessoas, quando pensam em 10 anos, a fazer a pergunta: o que não vai mudar?
A voz de Jeff Bezos, CEO da Amazon,
ecoou na sala de conferência virtual, tanto quanto um eco pode ressoar em
paredes virtuais. Rodeado por ouvintes atentos – acionistas ou seus
representantes ao redor do Planeta – em sua primeira assembleia total e
exclusivamente online, ocorrida na quarta-feira, 27 de maior de 2020, Bezos afirmou:
- Estamos dispostos a falhar. E essa
vontade de falhar não vai mudar daqui a 10 anos.
Em continuidade à sua fala, o executivo
afirmou:
- O tamanho do nosso fracasso deve
continuar aumentando, à medida que continuamos a fazer coisas ousadas. Mas o
centro de tudo isso, o que puxa tudo isso junto, é ser obcecado pelo cliente. E
isso é realmente protetor da nossa cultura, mesmo em um horizonte de 10 anos.
E acrescentou:
- Se você é obcecado por concorrentes e
se considera um líder em alguma arena, é muito fácil perder sua motivação. Você
já está à frente, por que você deve correr? Se você é obcecado pelo cliente, se
essa é a sua motivação, é muito sustentável. Mesmo como líder, seus clientes
estão sempre insatisfeitos. Eles sempre querem algo melhor. E, portanto, é
muito motivador ao longo da jornada.
As palavras de Jeff Bezos parecem ter
agradado aos acionistas da Amazon, uma das poucas empresas globais que tem
conseguido prosperar nestes tempos de falha geral do sistema capitalista, em
que a pandemia coronavírus, ainda sob ecos da crise financeira de 2008, criou
uma pane nas economias dos países.
Neste improvável cenário, a empresa
atingiu seu maior valor de mercado, graças ao aumento das compras online, ao fortalecimento do serviço de streaming Amazon Prime e à demanda maior
pelo armazenamento em nuvem oferecido pela Amazon Web Services.
A epidemia global motivou a assembleia
virtual. Alguns dos acionistas, por meio de seus representantes – especialmente
administradores de fundos de pensão norte-americanos – manifestaram preocupação
com o aumento do contágio e do número de mortos entre os trabalhadores das
imensas warehouses da Amazon pelo
mundo.
Norges Bank, administrador do fundo de
pensão do governo da Noruega e um dos 10 maiores acionistas da Amazon, não se
manifestou a respeito das condições de trabalho na Amazon, o que é
interessante, já que seu conselho de ética tem se mostrado atento ao
comportamento das empresas mineradoras de seu portfólio de investimentos (Maior fundo de investimentos em mineração do mundo exclui Vale de sua carteira).
A Amazon e seus serviços e tecnologias
encaixam-se perfeitamente ao mundo sob a pandemia e no que se imagina que será
o mundo pós-pandemia. Analistas de mercado calculam que a empresa crescerá
ainda mais nos próximos meses.
A dúvida que se apresenta – e isso o
tempo dirá – reside na resposta dos que concorrem com a Amazon à sua estratégia.
As empresas por todo o Planeta estão atentas à emergência de um novo normal. O foco no cliente é muito
importante, mas sem perder de vista a reação da concorrência. Mesmo no caso de uma empresa onipresente como a Amazon.
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