sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Em foco: o que significam taxa de juro e taxa de desconto?


O que é taxa de juro? O que é taxa de desconto? Como esses conceitos se entrelaçam?

Taxa de juro, genericamente, é o custo cobrado por um agente econômico pelo uso de um ativo (bem) de sua propriedade, sendo expressa em percentuais (%) do valor do citado ativo (principal). Normalmente, a taxa de juro é expressa em base anual (% ao ano) e quantifica o custo do "aluguel" do ativo. 

Exemplificando: se um agente econômico empresta a outro $ 100, a uma taxa de juro de 10% ao ano, ao término de um ano, o tomador do empréstimo deverá devolver $ 110.  O percentual de 10% expressa o risco percebido de "alugar" o ativo financeiro, correspondente aos $ 100 do emprestador.

A taxa de desconto, por sua vez, é uma taxa de juro específica, usada para precificar um determinando futuro, que tem riscos, respondendo à pergunta: quanto vale esse futuro? Taxas de desconto precificam, na realidade, os riscos do futuro que se considera e podem ser usadas para calcular o valor econômico de empresas, bem como de seus projetos de investimento e despesas.

Como o mecanismo do desconto se processa? Nos artigos O que significam valor de mercado e valor econômico? e O que afeta o valor de mercado e o valor econômico?, além da apresentação dos conceitos de valor de mercado e valor econômico, utilizou-se uma taxa de desconto para calcular o valor econômico de uma companhia hipotética, correspondente ao valor do futuro da mesma, conforme exemplo a seguir:

Companhia Exemplo – Valores em $ mi



Taxa de desconto: 7,0% ao ano.
Dívida da companhia: $ 200 mi.
Número de ações = 100 milhões.
Valores em moeda de junho do ano em curso.

Valor econômico antes da dívida = 100/(1+7%) + 100/[(1+7%) x (1+7%)] + ... +
                                                            100/[(1+7%) x ... x (1+7%)] (10 anos) = $ 702 mi

Valor econômico = 702 - 200 = $ 502 mi, correspondentes a $ 5,02 por ação.

No exemplo em questão:

1) Inicialmente, projetam-se os as entradas de caixa (ingressos de caixa futuros), bem como as saídas de caixa (dispêndios correspondentes), estimando-se os fluxos de caixa livres a cada ano (entradas menos saídas). 

2) Os valores dos fluxos livres obtidos (entradas menos saídas de caixa) são descontados, a cada ano, utilizando-se a taxa de desconto de 7,0% ao ano. 

3) O valor da empresa - ou valor do futuro da empresa - corresponde à soma dos valores presentes dos fluxos anuais, após excluída a dívida contraída para operar o negócio. Eis, portanto, descrito o mecanismo do desconto.

No exemplo em questão, a taxa de desconto corresponde ao custo médio ponderado de capital da companhia ou weighted average cost of capital (WACC), estimado via metodologia conhecida por especialistas em finanças corporativas e dos mercados financeiros e de capitais, a qual leva em conta os capitais usados pela empresa para viabilizar seu negócio. 

Por fim, investidores em ações da empresa, ao invés de "alugarem" recursos financeiros para outras oportunidades da economia, preferem "alugá-los" à empresa, porque seu futuro lhes parece valioso e, portanto, esta lhes parece ser um bom negócio.