sexta-feira, 31 de maio de 2019

Em foco: o que é estratégia?


A palavra estratégia é uma evolução do vocábulo grego estratego, constituído pela integração de stratos (exército) e ago (liderança ou comando); assim, estratego significa comando do exército. Estratégias, táticas e ações militares ao longo da história têm sido objeto de diversos estudos, visando seu entendimento e aperfeiçoamento, a partir da análise detalhada de vitórias e derrotas.

O livro Strategy Safari (Safári de Estratégia, 1998, 2009), dos professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand e Joseph Lampel, permite navegar por diversas escolas de pensamento sobre formulação estratégica, as quais emergem da compilação de muitos estudos desenvolvidos sobre estratégia. São elas, de forma resumida:


O que é estratégia?

O professor Jay R. Galbraith, no livro Designing Organizations – an executive guide to strategy, structure and process (1995, 2002), define estratégia como a fórmula para vencer da organização, abrangendo objetivos, metas, valores, missão, mercado, produtos, serviços e forças de vantagem.

Se refletirmos sobre as 10 escolas de formulação estratégica acima relacionadas, perceberemos que, subjacente a cada escola, reside um conceito de estratégia. Exemplificando: 

- para a Escola Empreendedora, estratégia pode ser entendida como a construção egressa da mente de um empreendedor; 

- para a Escola Ambiental, a resposta ao ambiente externo à organização. 

E la nave va. Deixamos ao leitor a sugestão de ler Safári da Estratégia e o exercício de identificar o conceito subjacente às Escolas anteriores, a partir de seu próprio entendimento da obra.

No presente texto,  considera-se que a estratégia seja um caminho de sucesso, que permite à organização sair do status presente e alcançar o status futuro, atentando ao seu propósito e a princípios éticos e alcançando uma visão de futuro.

Quais são as principais dimensões da estratégia? 

Segundo o artigo Estratégias para mudança, do professor James Brian Quinn (2001), são elas:

1) Metas, políticas e programas - a estratégia compreendem metas a serem alcançadas, políticas mais significativas para orientar ou limitar ações e providências sequenciais ou programas a implantar. 

2) Conceitos e investidas-chave - a estratégia requer alguns conceitos e investidas-chave (projetos estratégicos), que lhes dão coerência, equilíbrio e enfoque e que podem ser temporárias ou de mais longo prazo. Recursos precisam ser alocados de maneira que se possa executar cada investida-chave.

3) Força e flexibilidade - a estratégia precisa ser forte, robusta e, ao mesmo tempo, flexível, por lidar mais do que com o imprevisível: com o desconhecido.  

4) Suporte múltiplo - a estratégia abrange, na prática, um conjunto de estratégias para as várias partes da organização, que requerem coerência entre si e coordenação, em prol da coesão.


A estratégia é um dos elementos mais importantes da chamada arquitetura organizacional, ou seja, o projeto ou desenho da organização, segundo o professor Galbraith, ao lado dos processos, da estrutura, das pessoas e do sistema de recompensas.