A
palavra estratégia é uma evolução
do vocábulo grego estratego, constituído pela integração de stratos
(exército) e ago (liderança ou comando); assim, estratego
significa comando do exército. Estratégias, táticas e ações militares ao longo
da história têm sido objeto de diversos estudos, visando seu entendimento e
aperfeiçoamento, a partir da análise detalhada de vitórias e derrotas.
O
livro Strategy
Safari (Safári de Estratégia, 1998,
2009), dos professores Henry Mintzberg, Bruce Ahlstrand
e Joseph Lampel, permite navegar por diversas escolas
de
pensamento sobre formulação estratégica, as quais emergem da compilação de muitos estudos desenvolvidos
sobre estratégia. São elas, de forma resumida:
O que é estratégia?
O professor Jay R. Galbraith, no livro Designing Organizations – an executive guide to strategy, structure and process (1995, 2002), define estratégia como a fórmula para vencer da organização, abrangendo objetivos, metas, valores, missão, mercado, produtos, serviços e forças de vantagem.
Se refletirmos sobre as 10 escolas de formulação estratégica acima relacionadas, perceberemos que, subjacente a cada escola, reside um conceito de estratégia. Exemplificando:
- para a Escola Empreendedora, estratégia pode ser entendida como a construção egressa da mente de um empreendedor;
- para a Escola Ambiental, a resposta ao ambiente externo à organização.
E la nave va. Deixamos ao leitor a sugestão de ler Safári da Estratégia e o exercício de identificar o conceito subjacente às Escolas anteriores, a partir de seu próprio entendimento da obra.
No presente texto, considera-se que a estratégia seja um caminho de sucesso, que permite à organização sair do status presente e alcançar o status futuro, atentando ao seu propósito e a princípios éticos e alcançando uma visão de futuro.
Quais são as principais dimensões da estratégia?
Segundo o
artigo Estratégias para mudança, do professor James Brian Quinn (2001), são elas:
1) Metas, políticas e programas - a estratégia compreendem metas a serem alcançadas, políticas mais significativas para orientar ou limitar ações e providências sequenciais ou programas a implantar.
2) Conceitos e investidas-chave - a estratégia requer alguns conceitos e investidas-chave (projetos estratégicos), que lhes dão coerência, equilíbrio e enfoque e que podem ser temporárias ou de mais longo prazo. Recursos precisam ser alocados de maneira que se possa executar cada investida-chave.
3) Força e flexibilidade - a estratégia precisa ser forte, robusta e, ao mesmo tempo, flexível, por lidar mais do que com o imprevisível: com o desconhecido.
4) Suporte múltiplo - a estratégia abrange, na prática, um conjunto de estratégias para as várias partes da organização, que requerem coerência entre si e coordenação, em prol da coesão.
A estratégia é um dos elementos mais importantes da chamada arquitetura organizacional, ou seja, o projeto ou desenho da organização, segundo o professor Galbraith, ao lado dos processos, da estrutura, das pessoas e do sistema de recompensas.

