Al Pacino é um dos maiores atores de cinema de todos os tempos, como já dissemos no artigo Ética como escolha: Filme O Advogado do Diabo. Pacino também está presente em um filme que é, a nosso ver, uma bela peça sobre a ética – mas dessa vez, como redenção do indivíduo.
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
Ética como escolha: Filme O Advogado do Diabo
O norte-americano Al Pacino é um dos maiores atores de cinema de todos os tempos. Inquestionável. Difícil dizer se seria o maior, mas certamente seu nome reside ao lado dos gigantes de todos os tempos. E um dos filmes mais importantes com a presença desse grande ator é O Advogado do Diabo – a nosso ver, um filme que pode ser lido como uma peça sobre a ética como escolha do indivíduo.
quinta-feira, 30 de outubro de 2025
Administração da estratégia: Governança e gestão integradas
Poucas palavras são tão usadas – e mal compreendidas – quanto estratégia. Isso é compreensível, pois o termo se trata de um constructo, ou seja, de uma categoria que requer o estudo de várias perspectivas, a fim de que se possa compreender como o tema estratégia vem sendo tratado com o passar do tempo.
quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Governança corporativa e seus eixos integrados
Em tempos de complexidade organizacional, a governança corporativa representa um sistema abrangente de liderança, controle e alinhamento institucional, que se manifesta por meio de eixos funcionais integrados – estruturas funcionais temáticas e especializadas que dão vida à estratégia e criam coerência entre propósito, ética e resultado.
segunda-feira, 13 de outubro de 2025
Governança, gestão e liderança na Enterprise do Capitão Kirk
A USS Enterprise, da famosa e icônica série de TV Star Trek – a originalmente divulgada aos seus milhões de fans pelo Planeta – não é apenas uma nave espacial fictícia: trata-se de uma metáfora poderosa para refletir sobre governança, gestão e liderança em tempos de transformação acelerada. Criada nos anos 1960, no auge da Guerra Fria, a série mostrou que explorar o desconhecido pode ser também uma forma de pensar sobre os desafios das organizações contemporâneas.
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
Solipcismo organizacional: a bolha que vai da miopia à fraude
O solipcismo é uma das ideias mais intrigantes – e desconcertantes – da filosofia. Em termos simples, é a noção de que apenas a própria mente pode ser conhecida como real. O mundo externo, as outras pessoas e até mesmo a história seriam projeções da consciência individual. Neste breve artigo, não nos aprofundamos nessa visão filosófica, focando sua aplicação, como metáfora, ao ambiente organizacional.
Assinar:
Comentários (Atom)





